Olá! Hoje eu vou escrever sobre uma cidade chinesa que gostaria muito de visitar: Jingdezhen (景德镇), o pólo mais importante de produção de porcelanas no mundo. 

Location of Jingdezhen City jurisdiction in Jiangxi

mapa de localização. Fonte: Wikipedia

História:

Ela é conhecida como a “capital da porcelana” pois tem sido uma produtora de cerâmica por mais de 1.700 anos. A cidade tem história bem documentada e se estende por até 2.000 anos atrás.

Durante a dinastia Han, Jingdezhen era conhecida como Xinping. Relatos históricos indicam que foi nessa era que a cidade começou a produzir porcelana. Em 1004 d.C., durante a dinastia Song do Norte que foi renomeada como Jingdezhen, pegando o nome da era do imperador cujo reino fez com que sua produção de porcelana ascendesse à fama.

Nas dinastias Ming e Qing, Jingdezhen era considerada uma das quatro maiores cidades em termos de importância comercial e industrial.

Geografia:

Jingdezhen está situada na posição nordeste do estado de Jiangxi, fazendo limite com Anhui. O centro da cidade está localizado na porção nordeste da planície do lago Poyang. O ponto mais alto tem 1.618 m com planícies na parte meridional, tendo uma altitude média de 200 m.

Os recursos naturais de Jingdezhen incluem caulim, carvão, manganês e cal, mas é o caulim que fez com que a cidade ficasse famosa na China e no mundo. Por mais de um milênio, esse elemento único propiciou Jingdezhen a produção de porcelana de alta qualidade. O nome caulim vem de Gaoling ou Kaoling, uma localidadesituada no vilarejo de Ehu, condado de Fuliang, na cidade de Jingdezhen.

20150521114035960
Minério de caulim. Fonte:http://www.51ci.com/

Clima:

Jingdezhen tem um clima subtropical úmido, afetado pelas monções do leste asiático. Seus verões são longos, úmidos e muito quentes. Seus invernos são curtos e secos com eventuais quedas bruscas de temperatura.

As Porcelanas:

As porcelanas de Jingdezhen são famosas não só na China mas é reconhecida no mundo todo como “fina como papel, branca como jade, brilhante como um espelho e sonora como um sino”

Boa parte das porcelanas de Jingdezhen são apreciadas por colecionadores de porcelanas por todo o mundo. De acordo com relatos da mídia, um jarro azul e branco da dinastia Yuan foi leiloado pelo equivalente a 230,000,000 yuan em Londres em 2005 (por volta de 110 milhões de reais). Esse foi o preço mais alto já atingido por uma peça de porcelana. A razão desse valor foi a considareção dos experts dela ser o representante mais alto da porcelana na China.

qingbai_glazed_bowl_with_carved_peony_designs_jingdezhen_ware_1127_1279
Tigela com detalhes de peônias. Porcelana Qingbai. Jingdezhen. Dinastia Song do Sul. Fonte: Wikipedia.

Durante a revolução cultural, Jingdezhen produziu uma grande quantidade de broches de porcelana de Mao e estátuas de Mao Zedong sentado.

Fonte:

  • Wikipedia
Anúncios